segunda-feira, 20 de abril de 2009

Design gosta de crise - Lincoln Seragini

6th abril , 2009 | Nenhum comentário | Postado em Design na veia, refletindo..., textos interessantes por hugo arantes

Nas crises as empresas seguram ou adiam a maioria dos investimentos. É a estratégia da prevenção, para manter os negócios sob controle, diminuindo os riscos. Como no futebol, é a tática de jogar na defesa para tentar evitar levar gols e portanto não perder o jogo.

O título deste artigo é auto-explicativo, acredito. Design é sinônimo de inovação e dentre os investimentos que apresentam a melhor relação custo-resultado, em épocas de crise, aparece o design como uma das melhores opções.

No caso das embalagens a simples mudança do grafismo, o que em última instância significa a mudança da arte-final para impressão, de fácil implementação, pode alterar o resultado das vendas imediatamente. A Seragini Design, num período de 28 anos de experiência, tem registrado uma média estatística de 30%, onde é usual ocorrerem aumentos de até 500% somente devido à mudança do design. Mesmo quando for exigido novos moldes, no caso de mudança da forma dos frascos por exemplo, o tamanho do investimento é relativamente baixo, comparado com novas instalações fabris ou investimentos importantes em marketing e comunicação. Naturalmente, uma empresa para crescer não pode prescindir dos investimentos acima. Só para lembrar, estamos assim falando porque estamos vivendo uma crise.

Ampliando para o país, a criatividade, inovação e design, são as melhores saídas para a crise. Isso vale para qualquer setor. É o que mais ouvimos hoje no mundo. Nos EUA, o editor da Business Week, Bruce Naussbaum, propôs ao novo presidente a criação da Secretaria da Inovação, indicando o presidente da IBM para ocupar o posto. A comunidade de design norte-americana, num congresso recente, escreveu um manifesto sugerindo cerca de 200 medidas, a maioria incluindo design, para ajudar o país sair da crise. No Brasil, em outubro do ano passado, na abertura da Bienal de Design em Brasília, foi lido um discurso de Lula pelo vice-presidente José Alencar, colocando o design na agenda do governo, que afirmou que a criação de marcas, inovação e design irão agregar valor aos produtos brasileiros e o empresário Jorge Gerdau, que liderou o movimento de qualidade e produtividade através d MBC (Movimento Brasil Competitivo) deixando como herança a valiosa Fundação Nacional da Qualidade, anunciou nesse mesmo dia, a intenção de criar a co-irmã, Fundação Nacional do Design, por reconhecer que o design é essencial para o aumento de nossa competitividade.

Agora gostaria de destacar um novo conceito relativo à gestão da inovação, denominado em sua versão original, de design innovation, que diferente da inovação tecnológica, usa o pensamento como capital estratégico, não necessitando de laboratórios e experiências científicas, cujos resultados
geralmente são incertos, exigindo maiores investimentos e longo prazo para sua realização. O design innovation se baseia nos princípios do design thinking, a nova ciência da gestão da inovação (ver www.d.school.stanford.com).

Para finalizar, voltando ao tema do artigo, o design gosta de crise porque crise é sinônimo de problemas e oportunidades e o design se dá bem com os dois.

Lincoln Seragini é presidente do escritório “Seragini Design”. É membro do Conselho Gestor do DesignBrasil.

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O príncipe que vai roubar a Amazônia

14th março , 2009 | 2 comentários | Postado em refletindo..., textos interessantes, videos e afins por elisa

Acabo de receber um e-mail da minha mãe com links, vídeos e textos que ela encontrou falando sobre como a floresta Amazônica está sendo tomada de nós. E isso não é de hoje.

Na época em que eu estudava nos EUA, por exemplo, fiz diversos trabalhinhos sobre como tinhamos o dever de salvar a Rain Forest. O condicionamento para pensar que os brasileiros tratam mal o pulmão do mundo acontece desde a infância.

Segue abaixo o texto da minha mãe Mônica. Ela pediu que eu repassasse o e-mail dela, mas acho que publicar isso dá mais efeito. Gostaria de pedir a todos que tentem difundir o que está escrito:

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Encantamento do cliente

9th janeiro , 2009 | Nenhum comentário | Postado em refletindo..., textos interessantes por renata

O encantamento do cliente é definido como um estado emocional profundamente positivo da experiência de compra/consumo de um produto ou serviço. Experiência composta de aspectos cognitivos e afetivos como, interesse, prazer e surpresa. Este sentimento não pode ser confundido com mera satisfação, ainda que o consumidor encantado deva primeiramente estar satisfeito. Um dos principais elementos diferenciadores entre a satisfação e o encantamento é a surpresa positiva. As características de um produto ou serviço com capacidade de encantar são aquelas que trazem prazer inesperado ou surpresa prazerosa, ou ainda , adicionam utilidade ao produto além daquela esperada, em outros termos, atributos que não são parte do conhecimento anterior do consumidor tem maior potencial de encantamento. Finalizando, destaca-se que o consumidor encantado estará mais propenso a pagar preços maiores, a ter atitudes de lealdade, de tecer recomendações e a fazer boca a boca positivo.

(Resumo do artigo: ALMEIDA, Stefânia Ordovás de; NIQUE, Walter Meucci. Encantamento do cliente: proposição de uma escala para mensuração do constructo. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 11, n. 4, dez. 2007 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000400006&lng=pt&nrm=iso>.

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